Semeador

“Pela manhã, semeia a tua semente, e, à tarde, não retires a tua mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela, ou se ambas igualmente serão boas,” Ec 11:6
 
Semeador é aquela que semeia ou que espalha sementes.
 
Indivíduo que semeia, espalha ou divulga idéas, doutrinas, notícias, etc.
 
COLHEITA MADURA
 
“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa,” Jo 4:35
 
Diz o texto: “... ainda há quatro meses...”. Provavalmente, quando Jesus fala sobre “quatro meses”, está fazendo referência a um provérbio da época, onde, teoricamente, não havia necessidade de se precipitar para realizar-se um tarefa; todavia, Jesus disse: “Levantai os vossos olhos...”, isso quer dizer: é hora de erguermos nossa fronte e vermos outra realidade, que vai muito além de provérbios e teorias comodistas.
 
“Os campos já branco para a ceifa”. Não pode haver escusas, adiamentos ou negligências. O “Ide” de Jesus ainda ecoa e é urgente.
 
O pastor João Nascimento diz que o tempo não perdoa, e é um triste desperdício deixá-lo esvair-se por entre nossas mãos, sem tirar-se vantagem dele. Por isso, “convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar,” Jo 9:4
 
- ... O anjo do Senhor te guiará em cada passo do caminho. Algumas vezes você pensa que as lutas são duras..., mas Ele está logo depois de cada prova. Todo filho que vem a Deus deve ser primeiro treinado, batido e provado. Deus não é precipitado, Ele não está com pressa. É você o único que está apressado.
 
“Aquele que crer não se apresse,” Is 28:16
 
“[...] Porém, não vejo como posso assentar-me aqui durante o verão, enquanto as pessoas perecem em outros lugares. Tenho que semear a Semente onde quer que seja. Se não nasce, ou se as aves a comem, não importa. Eu semearei a semente que Ele me deu.”.
 
O pastor Amarildo Santos diz “que há três tipos de navegadores: Os que se queixam do vento, os que esperam que ele mude e os que procuram ajustar as velas”.
 
“[...] Deus prometeu que teria esta Noiva, e alguém estará ali naquele dia! Eu não sei quem será, porém, eu sou responsável por pregar a Verdade (semear a Semente); contudo, cuidar da semente predestinada é o negócio de Deus.”
 
“Senhor! Apenas olhe as poucas almas que ganhei. Eu desejo ganhar milhões e mais milhões. Deus, me ajude! Eu me envergolho até mesmo de vir para casa em umas férias. Penso: “Oh, a colheita está madura e os trabalhadores são poucos! Milhões em pecado estão morrendo a cada dia; ouço o clamor deles”. Eu vou para a cama a noite e ouço aqueles pobres pequenos pagãos gritando em sua terra...”.
 
SAIR É SEMEAR
 
“Jesus falou-lhes de muitas coisas por meio de parábolas, dizendo: Certo semeador saiu a semear,” Mt 13:3
 
Neste maravilhoso relato, o Senhor não menciona apenas o semeador, Ele também relata o sair do semeador; por quê? Porque no dia da messe, hão-nos de medir a semeadura, e não somente isso, o modo como saímos também contará: nossos passos serão enumerados e dirigidos pelo Senhor.
 
O mundo também tem seus semeadores; porém, que diferença! O mundo não consegue satisfazer os que envia, e retribuí-lhes com o sálario da decepção. Deus não é assim. Para quem lavrar com Deus até o sair é semear, porque também das passadas colhe fruto.
 
Entre os semeadores do Evangelho, há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão pregar no estrangeiro; os que semeiam sem sair são os que sustentam as  missões, pregando na própria pátria.
 
“Recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém (local) como em toda a Judéia (regional) e Samaria (nacional) e até aos confins da terra (mundial).” At 1:8
 
 

Pr. Eliézer da Silva Ribeiro
Categoria:Artigos